Descrição: Conjunto destinado ao estudo experimental, laboratório de ciências da natureza e realização de experimentos sobre:
- Ensino fundamental 1. A luz é necessária para podermos ver. O tato de cada um, inclusão. Teste o seu olfato, inclusão. Identificando objetos pelo som. A forma dos objetos. A posição vertical. A disposição dos objetos sobre as superfícies planas. Diferenciando os corpos sólidos dos corpos líquidos e dos corpos gasosos. A energia do ar em movimento. A identificação de algumas sementes. A água é necessária para a germinação das sementes? como identificar diferentes tipos de solos? a condensação do vapor de água contido no ar. Mudança de estado físico da água, fusão;
- A erosão do solo provocada pelo aumento do volume da água ao congelar. A evaporação da água, a passagem lenta do estado líquido para o de vapor. O calor torna a fusão do gelo mais rápida. A superfície livre da água parada fica na horizontal. Produzindo o oxigênio através de uma reação química. A condensação da água, mudança de estado de vapor para o estado líquido. A erosão do solo provocada pela água em movimento. A decantação e a filtração, duas etapas para a purificação da água. A água contida no solo. A decomposição da fruta sobre a ação do mofo. O bicórdio, um instrumento de cordas, inclusão. Os sons graves e os sons agudos. Separando objetos com o uso de um imã. Uso do imã para separar materiais, reciclagem. Sensação térmica e temperatura. Constatando a compressibilidade e a elasticidade do ar;
- Os malefícios do cigarro. A inércia, uma das propriedades gerais da matéria. O pêndulo simples. Força, deformações mecânicas, deformação plástica e deformação elástica. Medindo pesos de diferentes massas. Inflando um balão, diminuindo a pressão externa. A luz, os meios transparentes, translúcidos e opacos. A composição das cores em um disco de newton. As fases da lua. A eletrização, princípios da eletrostática, eletricidade estática. As linhas de força e o campo magnético do ímã, o magnetismo. O funcionamento e a utilização da bússola. ímãs permanentes, ímãs temporários e o eletroímã. Comparando o poder germinativo de sementes. Como o ambiente influência o poder germinativo das sementes. O fototropismo nos vegetais. Como classificar os invertebrados? será que possuo daltonismo? etc.