Trilho Linear com Multicronômetro Digital/ Rolagem/ 12 Funções e Sensores

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Trilho Linear com Multicronômetro Digital/ Rolagem/ 12 Funções e Sensores

Descrição: Trilho destinado ao estudo experimental, laboratório de física e realização de experimentos de física sobre:

  • Cinemática. Referencial, posição, movimento e trajetória. O móvel. A trajetória e o deslocamento. A diferença entre deslocamento e distância percorrida. O sistema de referencia cartesiano no plano, plano cartesiano. Grandeza escalar. Grandeza vetorial. O movimento retilíneo e uniforme, mru;
  • A velocidade instantânea e a velocidade média. Posicionando o carro e o sensor para a largada. Construindo tabela e gráfico. Determinando a velocidade. Determinando a equação horária do mru. Verificando as características do mru. O movimento retilíneo uniformemente variado, mruv. Construindo tabela e gráfico. A linha de tendência e a função que a rege. Entenda a função apresentada pela planilha eletrônica;
  • A função horária do movimento uniformemente variado. A função que informa como varia s em relação a t no movimento, considerando valores fornecidos pela planilha eletrônica. O que informa a declividade da tangente no gráfico. Os coeficientes da equação horária. Gráfico v versus t e a equação horária do mruv. A equação independente do tempo, equação de torricelli para o mruv. Dinâmica. A relação da força resultante com a aceleração;
  • Aplicando forças diferentes e medindo distâncias e intervalos de tempo. Medindo distâncias e intervalos de tempo sob a ação de diferentes forças. Construindo os gráfico s versus t para cada uma das forças aplicadas. A linha de tendência e a função que a rege. Entenda a função apresentada pela planilha eletrônica. A função horária do movimento uniformemente variado. A relação entre a força e a aceleração. Construindo o gráfico de gráfico f versus a. Conservação de energia. Coeficiente de restituição, quantidade de movimento e energia cinética em uma colisão inelástica. Coletando dados dos carros antes e depois da colisão inelástica. O que se entende por sistema. Colisões mecânicas, a quantidade de movimento e a energia cinética;
  • O coeficiente de restituição. A quantidade de movimento, antes e após uma colisão inelástica. A energia cinética antes e após a colisão inelástica. Coeficiente de restituição, quantidade de movimento e energia cinética de translação em uma colisão elástica. Coleta de dados dos carros antes e depois da colisão elástica. Colisões mecânicas, a quantidade de movimento e a energia cinética. Coeficiente de restituição. A quantidade de movimento, momento, antes e após uma colisão perfeitamente elástica;
  • A energia cinética antes e após a colisão perfeitamente elástica. Ondulatória. Movimento harmônico amortecido horizontal. O movimento harmônico amortecido, oscilações amortecidas. Medindo períodos e calculando o valor médio. Medindo a amplitude do movimento harmônico amortecido, mha, etc.